As embalagens flexíveis crescem mais entre todos os tipos de embalagens. Motivo: inovações o tempo todo; flexibilidade e adaptação aos mais diferentes mercados, sempre entregando algo novo.
Graças à sua versatilidade e possibilidades, as embalagens flexíveis podem oferecer soluções personalizadas para uma ampla variedade de necessidades em inúmeros produtos, aplicações e setores.
Seria pretensioso afirmar que apontaremos inovações num único capítulo e que este seria um ponto final no assunto, ao contrário, é apenas um começo.
O intuito aqui é o de compartilhar informações e apresentar o que conseguimos levantar, além de mostrar algumas embalagens que têm despertado interesse,ou são, no mínimo, curiosas. Às vezes, o que é novo para alguns, para outros pode contribuir para uma nova solução criativa.
Muitas inovações (ou novidades) têm sido apresentadas ao mercado para atender aos desafios da indústria de produtos de consumo que precisa satisfazer seus consumidores ávidos por melhores produtos, embalagens e, sobretudo, por melhores experiências.
Atender as demandas dos consumidores é primordial. Todos procuram uma opção mais econômica, mais bela, mais conveniente, mais segura ou com menor impacto ambiental. A embalagem flexível apresenta o menor custo, nem por isso precisa entregar apenas este atributo. Confere barreira ao produto, é leve e utiliza menos material e menor consumo de energia na transformação. Tudo isso contribui para redução da emissão de gases de efeito estufa.
A multicamada de materiais que podem compor uma embalagem flexível (quase todos plásticos, papel, alumínio) e inúmeras possibilidades de processos de fabricação fazem desta opção uma fonte interminável de soluções inovadoras.
A indústria de equipamentos seja de pré-impressão, impressão, laminação, extrusão, metalização, aplicação de coatings, formação e envase e, mais recentemente, de reciclagem tem investido alto em tecnologia para atender as várias demandas do segmento.
Compartilho algumas iniciativas de vanguarda das embalagens flexíveis que demonstram como são belas nas gôndolas.
O chocolate belga Callebaut adotou embalagens laminadas bem impressas e com formato elegante: o Square Bottom (fundo quadrado) que as mantêm em pé. Além disso, o Single Lip alongou ainda mais o painel frontal e o pré-corte que facilita a abertura e o zíper especial choclock™ estende o frescor do produto mesmo depois de aberto. O formato de fundo quadrado garante uma ótima visibilidade da marca mesmo com a exposição horizontal na gôndola. O design equilibrado completa e valoriza o produto.
Foto: Acervo de Embalagens da FuturePack