Assunta Napolitano Camilo
Todas as fotos foram produzidas pela FuturePack a partir do seu acervo de embalagens, exceto as mencionadas
Há inúmeros movimentos e iniciativas que apoiam a mudança de mindset (modelo mental). Na economia circular nada é desperdiçado. Todos os produtos devem passar por reaproveitamento, transformação e reciclagem. A chave para que isso ocorra, além da tecnologia da reciclagem, é o design inicial do produto, levando em consideração o que acontecerá com ele quando perder seu valor de uso, o ecodesign.
O ecodesign ou design ecológico (em inglês, Design for Environment – DfE) é uma metodologia que está relacionada com o ciclo de vida de um produto desde a extração de matérias-primas, produção, distribuição, consumo e reutilização. Visa amenizar os impactos decorrentes da exploração desenfreada do meio ambiente, aliando prioridades humanas e relações de negócios.
A situação atual foi construída em função do nosso estilo de vida consumista; crescimento dos países emergentes; envelhecimento da população, desigualdades entre regiões e do ciclo de vida de produtos cada vez mais curto.
O ecodesign é uma abordagem muito promissora para o consumo e produção de menor impacto ambiental e tem sido aplicado em diversos produtos de diferentes setores da economia.
Independentemente do material, a embalagem tem que facilitar a reciclagem. O blister de papel oferece a vantagem de ser de fonte renovável e ter 98% de material reciclado pós-consumo em sua composição
Conforme o EDIC: Manual de Ecodesign desenvolvido no âmbito do projeto InEDIC da União Europeia – Inovação e Ecodesign na Indústria Cerâmica de 2009/2011:
Estima-se que mais de 80% dos impactos ambientais relacionados com o produto são determinados na fase de design
Segundo o relatório Tendências Globais de Consumo 2022 da Mintel, os consumidores estão buscando marcas não apenas para mitigar seus impactos ambientais, mas também para garantir que suas práticas não contribuam para tornar uma situação ruim ainda pior. As empresas que não tomam atitudes proativas contra a crise climática serão forçadas a fazê-lo por conta disso.
A GranoSquare adotou uma proposta ímpar e interessante. As embalagens, após usadas e limpas, podem ser reutilizadas para guardar outros produtos e têm um zíper que garante o fechamento
A embalagem da linha BEST Vegan da Atlhetica Nutrition tem uma estrutura 100% de fonte renovável, sendo 40% PE verde e 60% papel certificado pelo FSC
Embalagem flexíveis melhor e um mundo melhor!